quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Série BICO: Fase Oral, o que é?

Por: Marcela Otoni

Para iniciar a discussão sobre o uso ou não do bico, é necessário entender primeiro o que é a fase oral.
http://guiadobebe.uol.com.br/crianca-que-leva-tudo-a-boca/
A fase oral é a primeira das cinco etapas do desenvolvimento descrita por Freud. As outras fases são anal, fálica, latência e genital (progressivamente, de acordo com os assuntos, trataremos sobre cada uma delas no blog).
A fase oral, acontece de zero a dezoito meses.Tudo neste período gira em torno da boca. A boca é o principal órgão nesse momento da vida, todo o desenvolvimento físico e principalmente psíquico ocorre através dela. É através da boca que o bebê começa a se conhecer e entender o mundo, por isso leva tudo à boca (então deixe o seu bebê colocar os objetos, dedo da mão e do pé e paninhos, na boca. Mas claro, deve-se atentar com a higiene e segurança).
Desde o nascimento, a principal fonte de tensão e desconforto é a fome (aliás, o bebê chora desesperadamente quando está com fome, pois esse sentimento no início é avassalador). Então, a principal fonte de prazer e satisfação ocorre através da boca. O ato de alimentar além de satisfazer a necessidade fisiológica (fome), satisfaz as necessidades psíquicas e aconchega, ampara, acalenta e conforta o bebê.
A sucção independentemente das necessidades alimentares, traz muito prazer e acalento nesse período. Ou seja, mesmo sem fome, sugar causa prazer e alívio ao bebê. É uma atividade importante e necessária para o desenvolvimento psíquico sadio da criança.
Quando não ocorre uma passagem sadia pela fase oral, dizemos que ocorreu uma fixação nesta etapa e isso mais pra frente poderá trazer diversos transtornos para a vida do indivíduo. Essa relação pode acontecer quando a pessoa depende excessivamente dos hábitos orais para aliviar a ansiedade. Transtornos alimentares (anorexia, bulimia, obesidade), alcoolismo, tabagismo, dentre outros, podem ser consequências de uma fixação na fase oral.


http://terapiaocupacionalhoje.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html
*Marcela Otoni: psicóloga, mestre, especialista em psicanálise infantil e do adolescente, com formação em psicanálise de casal e família.
Consultório: rua Marechal Floriano, n°600 sala 101 - Centro - Governador Valadares/MG
Tel:33 32711572

Nenhum comentário:

Postar um comentário