segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Rotina para meu filho: por quê?


Por: Marcela  Otoni

Imagine que você está em um país desconhecido com costumes completamente diferentes dos seus. E você vai viver lá. Cada momento te colocam para fazer uma coisa diferente, nunca no mesmo horário e da mesma forma. Comer? Cada dia em uma hora diferente. E dormir? Ah, dormir, também em vários horários e lugares diferentes. E aí, como você se sentiria? Como reagiria? Como ficaria sua cabeça, seus pensamentos? No mínimo, preocupado, ansioso e agitado. Sempre se perguntando, e agora o que devo fazer ou o que irá acontecer. Sempre em estado de tensão. Sua cabeça ficaria desorganizada e seria difícil atender as expectativas propostas. É assim que um bebê ou uma criança se sentem sem rotina.
A rotina serve para ajudar o bebê ou criança a se organizarem externamente e principalmente internamente. Saber exatamente o que acontecerá durante o dia, a deixa tranquila, segura. Assim, forma-se uma pessoa organizada, autoconfiante e responsável, com menor probabilidade de ter problemas de estresse e ansiedade. 
O relógio biológico e psíquico (aliás, não é a toa que se chama relógio, precisa-se de hora, de organização, tem relação com o tempo) se coordenam e se tem uma criança mais saudável e feliz, se alimentando e dormindo com mais qualidade.
*Marcela Otoni: psicóloga, mestre, especialista em psicanálise infantil e do adolescente, com formação em psicanálise de casal e família.
Consultório: rua Marechal Floriano, n°600 sala 101 - Centro - Governador Valadares/MG
Tel:33 32711572

8 comentários:

  1. Adorei Marcela! Meus gêmeos sempre tiveram rotina e sinto que foi a coisa certa, trouxe muita tranqüilidade para todos nós. Parabéns pelo blog! :*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ariane, com gêmeos a rotina é mais necessária para conseguir atender a demanda dos dois e ainda sobrar um tempinho para você.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a matéria! Muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que bom que você gostou Kamilla. Espero poder ajudá-la na criação ou na melhoria da rotina de seu filho.

      Excluir
  6. Muito interessante.
    Realmente sem rotina nossas vidas perdem um pouco o rumo.
    Imagina em um bebê.

    ResponderExcluir