quarta-feira, 16 de março de 2016

Porque meu filho precisa dormir cedo?

*Por: Marcela Otoni
De uns anos pra cá as crianças tem dormido cada vez mais tarde e cada vez menos. Basta conversar com os pais e a maioria irá dizer: meu filho só dorme depois das dez horas (alguns até mais de meia noite). Isso, particularmente, tem me preocupado bastante.
www.babycenter.com.br
No consultório, esse índice tem aumentado assustadoramente! Então, o que tenho observado é que dormir virou um problema. Um terror!

Quando questiono os pais porque os filhos dormem pouco ou dormem tarde, as respostas são quase sempre as mesmas: ele quer dormir somente quando vamos dormir; ele chora muito pra ir para cama; ele fica solicitando diversas coisas (água, ir ao banheiro, comer) quando o coloco para dormir; ele fica assistindo tv e se desligo fica bravo ou chorando; ele fica no celular ou no tablet; ele não tem sono ..... 
www.justrealmoms.com.br
Mas porque as crianças precisam dormir cedo e dormir muito? Porque é durante o sono que diversos hormônios e substâncias necessárias ao desenvolvimento físico e mental das pessoas agem.Também é o momento do cérebro processar tudo que aconteceu durante o dia e descansar (máquina que não desliga nunca, pifa!). Para isso ser feito, é preciso que o sono complete todos os seus ciclos. Se a criança dorme menos tempo ou tarde demais esses ciclos acontecem de forma incompleta.
E o que pode acontecer com essas crianças que tem dormido tão mal? Diversas pesquisas tem sido desenvolvidas e todas são unânimes em alguns pontos: 

  • existe maior risco de desenvolver problemas de desenvolvimento, comportamento ou emocionais;
  • podem ocorrer problemas escolares ou menor rendimento;
  • maior risco de obesidade;
  • hiperatividade, falta de atenção e concentração;
  • alimentam de maneira inadequada;
  • dentre outros.
Especialistas defendem (e eu concordo, vendo o resultado na prática do consultório) que crianças precisam ter horário e rotina para dormir e necessitam dormir cedo.
veja.abril.com.br
Então vamos para a parte prática, o que fazer? 
  • Diminuir o tempo de exposição à noite (depois das 18h) do seu filho à tv, celular, tablet, video game (equipamentos eletrônicos), que preferivelmente devem ficar fora do quarto à noite - estudos demonstram que as luzes emitidas por esses equipamentos não permitem que o cérebro perceba que é noite e "desligue", muitas vezes, é por isso que seu filho não tem sono ou demora pra conseguir pegar no sono;
  • O ideal é que no mínimo trinta minutos antes do horário de dormir, esses equipamentos estejam desligados;
  • Estabelecer um horário para dormir e acordar todos os dias - um dos pontos principais do estudo publicado pela Revista Pediatrics é que crianças sem horário para dormir bagunçam seu relógio biológico gerando graves consequências para o organismo. Esse horário varia de acordo com a idade do seu filho (ver tabela);
  • Brincar à noite com brincadeiras mais tranquilas;
  • Avisar seu filho quando estiver faltando 30 minutos para o horário de começar a se preparar para dormir;
  • Estabelecer uma rotina do sono (exemplo: tomar banho, escovar os dentes, colocar pijama, tomar água, dar boa noite, ler uma história e dormir) - isso permite que a criança e seu cérebro processem que está chegando a hora de dormir e comecem a relaxar;
  • Evitar alimentos muito pesados próximo ao horário de dormir;
  • A criança deve dormir em sua cama, ter seu espaço, um lugar confortável e adequado para dormir (cama dos pais é uma delícia, mas não deve ser lugar para dormir todos os dias);
  • Reduzir os ruídos da casa à noite, pode ajudar.
Se seu filho dorme mal ou tarde, ainda há tempo para consertar. Diversos problemas apresentados pelo seu filho podem ser resolvidos melhorando sua quantidade e qualidade do sono.
Se depois de tudo organizado seu filho ainda continua dormindo mal, é interessante buscar ajuda de um pediatra, hebiatra ou psicólogo. Algumas avaliações devem ser feitas para resolver essa questão. Mas, fique atento, quanto antes resolver isso, melhor!
Lembre-se, tudo novo é difícil, custoso e demora. Estabelecer uma nova rotina e regras requer paciência e persistência. Isso é SAÚDE para seu filho.

*Marcela Otoni: Psicóloga, mestre, especialista em psicanálise infantil e do adolescente, casal e família.
Tel: 33 32711572
Consultório: Rua Marechal Floriano, n°600 sala 101 - Centro - Ed. Monte Negro - Governador Valadres/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário